Egberto Santana
Publicado em 19 de fevereiro de 2026 às 16:50h.
A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser tendência futurista e se tornou parte da rotina de trabalho em diversas áreas. Em 2026, a pergunta já não é mais “a IA vai impactar minha profissão?” mas sim “como minha profissão está usando IA? E eu estou preparado para as mudanças que já estão acontecendo?”
Dados recentes do LinkedIn indicam que, entre 2023 e 2025, mais de 1,3 milhão de novos empregos relacionados à IA foram criados globalmente, segundo o Fórum Econômico Mundial, com crescimento principalmente em áreas técnicas e estratégicas. Ao mesmo tempo, alguns levantamentos já mostram que empresas no Brasil e no mundo estão acelerando investimentos em IA para transformar como o trabalho é feito.
Neste cenário, entender quais profissões mais usam IA é fundamental para quem está começando a carreira ou quer aumentar as chances de conquistar seu emprego dos sonhos.
A engenharia de inteligência artificial é uma das profissões com maior crescimento no Brasil e no mundo. Esse profisisonal de trabalha com:
Desenvolvimento de algoritmos
Modelos de machine learning
Sistemas preditivos
Automação inteligente
É uma carreira altamente técnica e geralmente conectada a áreas como Ciência da Computação, Engenharia e Sistemas de Informação. A demanda por esses profissionais segue aquecida em 2026, especialmente em empresas de tecnologia, fintechs, healthtechs e setor financeiro.
—
Não dá para falar em Inteligência Artificial sem falar em dados, e cientistas de dados utilizam inteligência artificial para:
Analisar grandes volumes de informações
Identificar padrões
Criar modelos preditivos
Apoiar decisões estratégicas
A combinação entre análise estatística, programação (como Python) e conhecimento de negócio tornou esses profissionais indispensáveis.
—
A tecnologia da informação incorporou a IA como ferramenta cotidiana. Estudos indicam que uma grande parcela dos profissionais de TI no Brasil já utiliza IA diariamente para:
Automatizar testes
Gerar código assistido
Monitorar sistemas
Aumentar produtividade
Leia também: Os 9 melhores apps e IA para estudantes em 2026
—
Se você passou pela experiência de procurar um novo emprego nos últimos anos, certamente descobriu que Recursos Humanos é uma das áreas que mais incorporou IA. Hoje, profissionais de RH usam IA para:
Triagem automática de currículos
Análise de perfil comportamental
Mapeamento de competências
No Brasil, o uso de IA por profissionais de RH já supera a média global em algumas pesquisas. Isso significa que mesmo áreas tradicionalmente “humanas” estão se tornando mais orientadas por dados.
—
Ferramentas generativas como ChatGPT, Gemini, Canva e Gamma, entre muitas outras, estão revolucionando como a criação de imagem, vídeos e texto transformando áreas criativas. O que antes era necessário equipes numerosas e orçamentos pesados para ser feito, agora pode ser produzido por meio de bons prompts e — muitas — horas de dedicação.
Hoje, profissionais de marketing usam IA para:
Criar rascunhos de campanhas
Analisar comportamento de consumidor
Personalizar conteúdo
Otimizar anúncios com base em dados
Designers utilizam IA para gerar protótipos e explorar variações visuais rapidamente. O foco humano migrou da execução repetitiva para a curadoria, estratégia e supervisão do output gerado por IA.
—
Também não é surpresa que a IA seja amplamente utilizada no setor financeiro, dado o volume expressivo de investimentos feitos na e pela área. Entre suas principais aplicações estão a garantia da segurança das operações, a proteção dos clientes contra potenciais golpes e, claro, a identificação de investimentos com maior probabilidade de gerar bons resultados.
No setor financeiro, a IA pode ser aplicada para:
Análise de risco
Detecção de fraudes
Previsão de mercado
Automação de relatórios
Além disso, bancos e fintechs estão entre os maiores empregadores de profissionais com habilidades em IA, combinando tecnologia, estatística e visão estratégica.
—
A área da saúde também está passando por uma grande transformação a partir da chegada da Inteligência Artificial, que vai desde o desenvolvimento de algoritmos que tornam o diagnóstico aina mais preciso até a descoberta de novos medicamentos e vacinas.
Diagnósticos por imagem
Análise de dados clínicos
Descoberta de medicamentos
Gestão hospitalar
Em relação à área da saúde, é importante ressaltar que a IA não veio para substituir o médico. Pelo contrário, é uma ferramenta que amplia suas habilidade. Mas, no final, a decisão sobre o cuidado dos pacientes e a responsabilidade pelos desfechos é sempre dos profissionais humanos.
—
Levando em conta que diferentes áreas já estão adotando a Inteligência Artificial de uma maneira acelerada. Existe um debate constante sobre se haverá substituição de empregos. Embora ainda seja cedo para estimar o impacto geral dessa nova tecnologia, dados mais recentes mostram outro movimento importante: a IA está criando novos papéis e ampliando competências exigidas nas profissões existentes.
Novas funções surgiram, como AI Engineer, Machine Learning Engineer e Data Annotator, enquanto outras foram transformadas.
Além disso:
Empresas planejam aumentar significativamente o investimento em IA nos próximos anos.
O uso corporativo ainda está em fase de maturidade, o que abre espaço para profissionais que saibam integrar IA aos processos.
Vagas que exigem habilidades em IA tendem a oferecer salários mais altos quando combinadas com competências estratégicas.
Para jovens universitários e profissionais em início de carreira, isso representa uma oportunidade clara: desenvolver competências em IA pode ser um diferencial competitivo real.
Se você está na universidade ou no início da carreira e quer entrar na área de tecnologia, o melhor caminho é partir para a prática sem hesitar. Comece pelos fundamentos: cursos introdutórios em IA e ciência de dados, noções de Python e o desenvolvimento de um raciocínio mais analítico e estratégico.
A partir daí, mergulhe em bootcamps com projetos reais e vá construindo um portfólio que mostre, concretamente, o que você é capaz de fazer com a tecnologia. Participar de eventos da área também faz diferença — tanto pelo aprendizado quanto pelas conexões que surgem pelo caminho.
Já se você é de outras áreas, alguns cursos trazem um overview de como essa tecnologia já é aplicada no seu setor, boas práticas no uso da IA e de que forma pensar suas tarefas já com o auxílio dessa poderosa ferramenta.
O diferencial, no fim das contas, é saber aplicá-la para gerar resultado.
E se você quiser conhecer empresas que aplicam IA no dia a dia, como o BTG Pactual, o Itaú, a Stone e a Suzano, e que estão com vagas abertas para estágio, trainee ou analistas, então inscreva-se na Conferência de Carreira 2026, do Na Prática, onde seus recrutadores e lideranças estarão presentes.
O evento está marcado para o dia 13 de abril, em São Paulo, e as inscrições vão até 1º de março. As vagas são limitadas.
Saiba mais: Como usar IA: 10 recursos gratuitos para você se aperfeiçoar
Os dados mais recentes mostram que a IA está criando milhões de novos papéis e transformando funções existentes, especialmente em tecnologia e dados, mas há, sim, o risco de que outras tarefas se tornem obsoletas.
Engenharia de IA, ciência de dados, TI, RH, marketing, finanças e saúde estão entre as áreas que mais incorporam IA ao trabalho cotidiano.
Não. Funções estratégicas e analíticas também utilizam IA intensamente. O importante é saber aplicar ferramentas com pensamento crítico.
Análise de dados, engenharia de prompt, pensamento estratégico, domínio de ferramentas de IA e capacidade de integrar tecnologia ao negócio estão entre as competências mais procuradas.